Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Visitante


Esses dias assisti a um filme estava há tempos na minha lista da locadora : O visitante. Nem lembro porque o cadastrei. Devo ter lido ou ouvido falar alguma coisa sobre ele, então já lancei o nome dele na lista e deixei lá. Acho que tava parado há um ano se não me engano, e não cheguei a fazer nenhum esforço para vê-lo. Deixe lá de stand-bye, e fui passando outros na frente.

Até que um dia ele se cansou e veio até mim. Liguei a TV e do nada ele começou a passar. Só aí me lembrei que ele estava na lista da locadora, por isso me interessei em ver.
Depois de toda essa espera, adorei o resultado dela, pois o filme é muito legal, em vários aspectos. Primeiro, ele conseguiu ser um bom filme sem apelos dos grandes nomes do rol de estrelas de Hollywood. O ator mais conhecido é o protagonista Richard Jenkis, que considero um bom ator, mas passa despercebido em meio às celebridades em todos os filmes que faz.
Jenkins interpreta um professor universitário viúvo e solitário, que ao voltar para seu apartamento em Nova Iorque encontra um jovem casal de imigrantes vivendo nele, o rapaz é da Síria e a moça do Senegal. O casal diz que alugou o apartamento de um corretor, mas o professor não conhece o suposto corretor.
Para não deixar o casal na rua, ele permite que eles fiquem até encontrarem um lugar. A partir daí o trio passa a desenvolver uma relação de amizade, pois essa convivência trouxe novo movimento a vida tão monótona e triste do professor.
Além de amizade, o filme também fala sobre o cerco aos imigrantes após o 11 de setembro, e como qualquer coisa banal é motivo para o imigrante ser inimigo número 1.
Não vou contar detalhes do filme, pois sempre há algo a ser descoberto, mas a atuação de Jenkis está primorosa e merece nossa atenção. Os demais atores, embora pouco conhecidos, também enriquecem a história. É como já comentei uma vez em outro filme que escrevi aqui, esse é o tipo de filme que mostra como pessoas podem mudar a vida das outras mesmo de forma passageira, sem vir para ficar, e de maneira simples deixam uma grande lição.

Espero que vejam e gostem.

beijos

Nenhum comentário: