Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A internet na América Latina



Olá, pessoal

A dica de hoje é curtinha e bem interessante para quem trabalha com internet ou está pesquisando sobre. Sabemos que literatura nessa área é escassa, pois a internet é algo novo para o mundo acadêmico. É até estranho dizer que a internet é algo novo para pessoas com 20 anos, que praticamente já nasceram digitando, mas se pensarmos bem, a world wide web só se popularizou no país nos anos 90, mais especificamente em 1996, ano da inauguração do portal UOL.

Eu poderia contar aos meu netos (hunf !!!) que acompanhei o surgimento da internet e me lembro de cada etapa, mas quando decidi escrever um ensaio sobre o assunto, percebi que o mercado ainda é escasso em literatura e estudos a respeito, ainda mais o mercado nacional. Li muito pouco sobre isso, e grande parte da informação adquirida foi através da prória internet, com artigos online.

Semana passada achei um livro bem interessante e trago esta dica aqui hoje para ajudar quem sofre como eu em busca de referências. O livro se chama A internet na América Latina, é uma coletânea de ensaios com organização de Suely Fragoso e Alberto Efendy Maldonado e foi publicado este ano pela Editora Unisinos.

O livro contém ensaios de estudiosos de toda América Latina, e apesar de um conteúdo teórico voltado para acadêmicos, é bem interessante para quem se interessa pelo assunto, pois a leitura é muito tranquila. Dá para ter uma ideia de como está o mercado e quais as tendências para o futuro da rede.

O livro custa em média R$ 35, e como é lançamento será mais difícil encontrar em bibliotecas por enquanto. A biblioteca do Sesc de Ribeirão Preto possui um exemplar novo em folha.

Tomara que esta dica ajude! Beijos

Nenhum comentário: