Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ponto de Vista


Nem sou tão fã de filme de ação e tiroteios, apesar de ser filme, mas às vezes me arrisco, pois quero assistir tudo mesmo. É uma vontade incontrolável, e a briga é muito boa entre ver filme e ler, geralmente faço os dois diariamente, mas algum sempre sai em vantagem em determinado dia, afinal, sou humana. No fim de semana me dediquei ao cinema, apesar de ter ligo algumas 100 páginas do Filosofia em Comum, da Márcia Tiburi ( aliás, recomendadíssimo) e vi uns 5 filmes, entre eles o Ponto de Vista (2008) com Dennis Quaid no papel principal. Achei o roteiro demais, muito criativo. Enrolei tanto para ver esse filme, passei outros na frente, já cheguei até a começar, por 15 minutos mas parei, pois achei que era chato. Aí enfim me rendi "Preciso ver para ter uma opinião, oras", pensei comigo mesma, e foi que fiz.
A história se passa na Espanha em uma reunião de cúpula em que o presidente norte-americano pode ser alvo de uma ação terrorista. Por isso, a guarda presidencial providencia um esquema de segurança impecável, até contratam um dublê, que chique. No meio da apresentação do presidente, ele sofre um atentado (o dublê na verdade), e o filme todo acontece de acordo com 8 perspectivas das pessoas que participam da ação, como o segurança ( Dennis Quaid), um policial espanhol, um turista ( Forest Whitaker), a menina que tomava sorvete com mãe, etc. Até o momento do tiro, o filme retrocede e mostra como cada personagem foi parar ali e o que ele viu, ouviu, e assim a história vai se construindo, e sua opinião a respeito dos personagens vai mudando, pois a história vai se desenvolvendo de acordo com o ponto de vista de cada um.
Apesar de parecer confuso, o roteiro é bem amarrado, e as cenas de ação não deixam a peteca cair. Só peca nessa chatice nacionalista, neste patriotismo exagerado que só os americanos conseguem, e já se tornou um clichê.
Fora isso, Forest Whitaker está brilhante, assim como os demais atores não tão conhecidos.
Quem se aventurar, desejo um bom filme.
beijos

Nenhum comentário: