Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

Márcia Tiburi na Feira do Livro 2009


















A filósofa Márcia Tiburi foi a convidada do Salão de Ideias desta segunda-feira (22/6) da 9ª Feira do Livro. Participante da feira há três anos, nesta edição Márcia foi surpreendida por ter como seu mediador o ator Paulo Betti. Segundo os dois, nem um nem o outro sabia que iam integrar juntos o bate-papo filosófico.
Paulo Betti começou dizendo que era estreante na função de moderador e não sabia muito bem como se comportar. “O ator é misto de vaidade extrema e insegurança”, comentou. Fez uma piada sobre a vaidade do ator e assim, deu início ao Salão de Ideias como uma boa dose humor.
Márcia aproveitou essa introdução para falar sobre as máscaras que as pessoas usam no dia a dia, como os atores, que interpretaram vários papéis. Mas antes, agradeceu mais um convite para vir à nossa Feira do Livro. “Eu gosto muito de vir aqui porque as pessoas de Ribeirão gostam muito dessa feira, e eles fazem tudo com tanto carinho e a organização é sempre tão gentil, que isso me deixa muito contente em estar aqui pela terceira vez”, afirma.
Márcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (Edunisc). Publicou os ensaios Uma outra história da razão (Ed. Unisinos, 2003), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004), Metamorfoses do Conceito (ed. UFRGS, 2005). Publicou os romances Magnólia (2005) e a Mulher de Costas (2006), da série Trilogia Íntima (Ed. Bertrand Brasil).Atualmente, ela é professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie, colunista da Revista Cult e participante do programa Saia Justa, do canal GNT.
Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto (Record), que segundo ela, é voltada para o público que não é especialista e está fora do meio acadêmico. “É um livro para discutir o pensamento crítico e filosófico para tudo o que não é a minha visão de filosofia”, explica Márcia.
A autora fez uma discussão sobre a sociedade do espetáculo e recomendou o livro de Guy Debórd ( A sociedade do espetáculo). Além disso, falou sobre retórica, que é a arte de falar para entreter e convencer. “O que fiz até agora foi retórica. A filosofia só aparece quando desmanchamos a retórica, ou seja, filosofia é a desconstrução do discurso”, completa.
Após responder a vários questionamentos sobre linhas filosóficas, política e poder, Márcia autografou livros e deixou os participantes com aquela dúvida na cabeça, que só a filosofia consegue deixar, e com a vontade de saber mais.


Esta matéria foi publicada no www.ribeiraopretoonline.com.br
PS. A palestra foi muito boa, e recomendo muitissimo o livro Filosofia em comum - Para ler junto, que já estou devorando, e os outros dela, apesar de ainda não ter lido. Mas vale a pena, pois Márcia Tiburi tem um conteúdo vastíssimo e nos deixa com orgulho imenso de ser mulher.

Nenhum comentário: