Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Sári Vermelho





















Adoro livros-reportagem, principalmente porque sou jornalista, e ver o nosso ofício misturado à literatura, muitas vezes de maneira encantadora, só me entusiasma. É o caso de O Sári Vermelho, do indiano Javier Moro. Como a Índia está na moda, nada melhor que ler um romance-reportagem de primeira falando daquele país.
O autor conta a história real da italiana de classe média Sonia Maino, que se apaixona por Rajiv Gandhi, indiano filho da primeira ministra da Índia. Rajiv faz parte de uma das famílias mais tradicionais da Índia e que estava no poder por gerações quando se conheceram. Eles se casam, e Sonia passa a viver em um país com cultura e tradições totalmente diferente das suas. Sonia abraça a India como se o país fosse seu, e passa a viver como aquele povo, que crê em centenas de divindades e tem tantos partidos políticos como dialetos.
O autor fez um excelente trabalho de pesquisa, em um livro que tem romance mas principalmente o relato da história política e econômica de uma das maiores nações do mundo.
Are baba! ( seja lá o que isso signifique....ouvi da novela hehe)

Nenhum comentário: