Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2009

O meu mundo é fantástico.....Vicky Cristina EU


É, o blog mudou de nome, porque eu mudei, o ano passou, a ortografia mudou, eu cresci, amadureci (mais????!!!), mudei a idade, o corte de cabelo, a cor do batom, o creme, o body splash ( de melancia a jabuticaba)...mudei alguns conceitos, alguns gostos, alguns gestos, alguns amigos, alguns inimigos...enfim...caminhando e cantando e seguindo a canção, algumas coisas mudaram e outras não.
Minha paixão por livros e filmes continua, meu amor pelo meu marido, família, meus bichos e toda fauna terrestra permanece. Uso o mesmo perfume há 13 anos, a mesma cor e espessura de cabelo desde sempre, só mudo os cortes ( adoro!) o mesmo manequim ( isso é suado, viu!), esmaltes escuros e cremosos ( se não for para a aparecer, melhor não usar nada), o mesmo senso de humor sarcástico e bobo, e a alma anarquista....
Decidi mudar o nome do blog pois tem mais a ver com o que eu escrevo aqui, pois falo de um mundo que é fantástico, o das artes midiáticas, e como ele interage comigo e com minha vida. Achei mais adequado, pois assim o blog não fica tão meu, mas também do mundo fantástico no qual eu vivo....bom, é isso.


Vicky Cristina Barcelona Eu

Para gostar de Vicky Cristina Barcelona tem que gostar de Woody Allen, não tem jeito, e sei bem como tem muita gente que não gosta, ou não entende, sei lá. O que vejo mesmo é essa geração prefere engolir os enlatados norte-americanos de ação ou aquelas comédias românticas bobinhas e sem fundamento. Mas gosto é gosto, e é preciso conhecer um pouco de cinema para apreciar Woody Allen e seu humor refinadíssimo.
Achei que o diretor caiu um pouco só no lugar-comum ao usar o maniqueísmo Vicky Cristina, por isso acrescentei o Eu no subtítulo, pois sou o resultado das duas, não só eu mas várias mulheres. Já fui mais como Cristina, "a que não sabe o que quer mas sabe muito bem o que não quer", como é citado duas vezes no filme. Além disso, ela é livre, sem profissão definida, sem regras, sem datas, sem relógio, está se conhecendo há anos, busca o momento, a paixão, as borboletas no estômago, arriscar-se, querer o coração batendo alto, as mãos tremendo, mas não sabe ao certo com quem, como e até quando vai durar. Quem nunca se sentiu assim?
Já Vicky tem profissão, tem relógio, tem noivo, tem casamento marcado, sabe o que quer da vida, faz mestrado, é organizada, é sensata, certinha.....
Claro que há os dois lados, mas quando via o filme me identificava ora com uma, ora com outra, em cada situação eu teria um tipo de reação. A incerteza da Cristina bate a porta todos os dias, mas também há a segurança da Vicky que nunca me deixa desistir de nada.
O filme é ótimo, leve e profundo ao mesmo tempo, e tem uma pitada de Almodóvar, um colorido bem ao seu estilo, adocicado pelo espanhol principalmente pelas participações de Javier Bardem e Penélope Cruz, que quebram a frieza do inglês e põe mais melodia com a guitarra espanhola tocada magistralmente. E claro, não podia faltar uma cena bizarra quase no fim, quando Vicky leva o tiro acidentalmente, hilário a construção da cena, e Penélope pedindo desculpa....foi o ápice.
Bye bye

Nenhum comentário: