Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2008

Livro: A revolução dos bichos

Demorei mas consegui. Fazia tempo que queria ler um dos clássicos da literatura mundial: A revolução dos bichos de George Orwell.
Eu já tinha lido 1984 dele, que adorei. Mas este estava martelando até antes do 1984. Só demorei por falta de oportunidade, pois como sempre digo, minha a fila de livros é infinita. A Amanda, que trabalha comigo, já tinha lido e comentou que não gostou, mas eu sei porquê. Ela leu “obrigada”, digamos, para a faculdade, e quando você lê um livro neste esquema dificilmente ele fica prazeroso, pois você tem metas, data, fica preocupado em decorar alguns dados, etc.
Mas eu adorei o livro, justamente porque ele faz uma alusão a nossa sociedade atual, apesar de ter sido escrito em meados na II Guerra Mundial. Conta a história de animais de uma fazenda que se rebelam contra o homem, o dono da fazenda, porque sentem-se injustiçados ao ter que trabalhar o dia todo feito escravos, dar lucro ao patrão a troco de pouca comida e consideração. Cansados, eles se reúnem e decidem fazer uma revolução e criam preceitos de uma sociedade perfeita e igualitária em que os todos os animais são iguais.
O autor mostra aí o conceito de socialismo em sua ideologia, e no início tudo dão flores. Ele mostra também como o socialismo não funciona na prática, pois aos poucos os animais vão se deixando levar, e acabam cometendo as mesmas atitudes dos humanos que eles repugnavam.
É uma fábula contemporânea de aproximadamente 130 páginas.
Vale a pena conferir. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário: