Páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Viagem de Théo


Olá, amigos

Desculpem minha ausência, mas novamente é por motivo de força maior. Trabalho excessivo. Bom, hoje vou recomendar um livro super bacana que já estou no final : A Viagem de Théo, da francesa Catherine Clément. O livro conta a história de um adolescente, vítima de uma doença grave a ameaçar sua vida mas que o tempo todo é suspense no livro, nem o garoto sabe o que ele tem. Ele recebe uma proposta de sua tia rica para fazer uma viagem pelos lugares sagrados e cidades santas das diversas religiões. No contato com o misticismo, as religiões e seus rituais, Theo vai encontrando forças que desconhecia e vai melhorando seu estado de saúde.

Através desta viagem é possível aprender a história das religiões: judaísmo, cristianismo, islamismo, passando pelas crenças de povos primitivos até a reforma protestante, do panteísmo às seitas mais radicais, dos pensamentos mais ecléticos e tolerantes aos fanatismos mais exacerbados. Na viagem, Theo visita em Jerusalém o Muro das Lamentações, o Túmulo de Jesus e a Cúpula do Rochedo, símbolos do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo, que convivem nessa cidade três vezes santa. E o legal é que o livro não fica só nisso. Ele explora outras religiões pouco difundidas no ocidente.

Ele conhece o Egito. Na Índia conhece o Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Islamismo, a antiga fé de Zoroastro, vinda do Irã e toma contato com os Sirkhis. A Yoga, o Taoísmo e o Xintoísmo são também abordados neste livro, através da luta de Théo com sua doença, mostrando também o sincretismo das religiões africanas influenciadas pela catequese cristã no Brasil e no Caribe.

Dá para aprender um pouco de cada uma numa leitura super agradável. Ás vezes os personagens se tornam um pouco chatos, e o livro é super longo, tem umas 630 páginas, mas vale a pena reservar 1 hora por dia para lê-lo.

Quem gostou pode comentar.

Boa semana à todos, beijos e boa leitura.

Nenhum comentário: