Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2008

Devaneios sobre O caçador de pipas


PS. Uau! Junho, meio do ano!!!!!! Deus, como passa rápido!!!!

Olá, pessoal.


Chegou nas locadoras esta semana o filme O caçador de pipas (The Kite Runner). Não demorei e já aluguei pois não deu tempo de vê-lo na telona. Eu já conhecia a história pois, como meio mundo, já tinha lido o livro. Me apaixonei pelo livro, mas confesso que quando li estava sempre com um nó na garganta, com vontade de chorar e espancar o Amir jan. Pois o que ele faz com Hassan, seu mais fiel amigo, deixa qualquer um nervoso. No livro é possível mergulhar mais profundamente no universo dos personagens e entender um pouco mais o porquê de algumas ações, e conseguimos acompanhar a evolução do personagem e sua redenção. Mesmo assim, a película conseguiu expressar isso muito bem.
O filme é muito bom, uma das poucas adaptações de livros que é bem fiel ao original. A equipe toda se empenhou muito para fazer um trabalho excepcional. Inclusive o jovem diretor Marc Foster, que fez de tudo para conseguir atores nativos para que o filme fosse falado em dari, a língua local, e conseguiu com maestria. Assim, o filme teve outra poética, pois seria estranha mostrar o Afeganistão da década de 70 com duas crianças falando inglês, né.
A opinião do livro é unânime, quase todo mundo gostou. Há quem não se empolgou, mas acredito que isso seja fruto de uma expectativa gigantesca em relação a alguma coisa, e no fim parece que não é nada daquilo, sei lá.

Uma dica que aprendi sozinha com a vida : Nunca crie expectativas demais em relação a coisa alguma pois é muito mais fácil você se decepcionar. Como eu digo sempre ao meu marido e meus amigos : Prefiro me surpreender a me decepcionar.
Então, quando alguém (como eu, principalmente neste blog, pois este é o objetivo dele hehe ) te indicar qualquer coisa, aceita (ou não) a sugestão e vá conferir com seus próprios olhos para tirar suas próprias conclusões, pois nossas opiniões vão de encontro com vários aspectos, como personalidade, preferências, visões de mundo e história pessoal, por isso uma mesma cena pode ser vista de maneira totalmente diferente para cada um de um mesmo grupo de pessoas. Nossa, filosofei hoje. Bom.....
Para quem ainda não leu o livro : Leia! Já é um clássico mundial e se você não ler vai ficar por fora em assuntos do gênero e está perdendo a oportunidade de saber mais sobre o Afeganistão.
Para quem já leu: Veja o filme! É o mesmo que ler o compacto do livro.
Dica fundamental para qualquer adaptação: Ler e depois ver o filme.

Tá dado o recado!

Beijos, boa terça


PS2. Parece que agora vai começar o friozinho.

Nenhum comentário: