Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Dica de Livro : Rompendo a cerca - A história do MST


Pessoal,

A dica de leitura de hoje é um dos melhores livros que já li, ou melhor, estou lendo no momento: Rompendo a cerca - A história do MST, de Sue Branford e Jan Rocha.

A historinha da aquisição do livro : Sou leitora e assinante da Caros Amigos. Quando renovei minha assinatura em 2006 através do site, ganhei este livro, que fazia parte de uma promoção da época. Sinceramente, não tinha prestado muito a atenção na promoção, e me surpreendi muito ao receber um livro em casa, que veio do nada. Aí, logo liguei na editora e me informaram que eu havia ganhado. Amei! Se tem uma coisa que eu amo é ganhar livros, ainda mais assim, inesperadamente. Bom, já contei como consegui, então vou falar do livro.

O mais interessante dessa narrativa é que ela foi feita por duas jornalistas norte-americanas que acompanharam de perto a hístória do MST, que é, provavelmente, o mais ambicioso movimento social da América Latina contemporânea. Considero leitura essencial para qualquer um que tenha interesse em nosso país e queira a informação sem rabo-preso da grande mídia, que só deturpa o ideal deste movimento. ) O livro apresenta o MST como algo digno e humano, explorando o seu surgimento, sua evolução e contextualizando-o com outros tantos movimentos de diversos países ou épocas. O prefácio é do meu jornalista favorito, José Arbex Jr.

Gente, leiam este livro antes de atirarem pedra no movimento e entendam um pouco mais sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Aí cada um tira suas próprias conclusões. Se quiserem, podem mandar comentários e a gente discute.
O livro tem 398 páginas e é da Editora Casa Amarela.

Boa leitura, beijos

Nenhum comentário: